ABRAPEFI

Início » Sobre

Sobre

Anúncios

A Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas – ABRAPEFI surgiu em 2017, fundada por um grupo de Fisioterapeutas Peritos e Assistentes Técnicos de diversas regiões do país, que compartilham entre si o amor pela Fisioterapia, em especial, pelas Perícias Fisioterapêuticas, além do desejo de lutar pelo crescimento da área.

A atuação do Fisioterapeuta em Perícias Judiciais está totalmente atrelada à missão do Fisioterapeuta por ter o cerne da sua atuação na análise da funcionalidade humana.

A Perícia Fisioterapêutica teve seu início no âmbito da Justiça do Trabalho, através das Perícias Trabalhistas que visavam a análise das circunstâncias que envolviam a saúde do trabalhador. Com o passar dos anos, a atuação do Fisioterapeuta Perito teve notória expansão, passando a também contemplar outras esferas de atuação profissional como as Perícias Securitárias, Previdenciárias, De Pessoa com Deficiência, Cíveis, Criminais, Extrajudiciais e etc.

Ao longo dos anos, diversas resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO embasaram o exercício profissional do Fisioterapeuta Perito, tais como as resoluções nº 80/87, 259/2003, 381/2010 e 403/2011.

Porém, foi em 2016 que o COFFITO chancelou a evolução do conceito das Perícias Fisioterapêuticas através da publicação da resolução COFFITO nº 466/2016, no qual o Conselho Federal desvinculou as Perícias Fisioterapêuticas da Fisioterapia do Trabalho ampliando expressamente as prerrogativas de atuação do Fisioterapeuta Perito emitindo uma resolução destinada exclusivamente às Perícias Fisioterapêuticas em todas as suas formas de expressão.

As Perícias Fisioterapêuticas são, por tanto, transversais a todas as especialidades da Fisioterapia.

Existe um imenso campo de atuação pericial ao alcance dos Fisioterapeutas! Envolvendo diversas especialidades, tendo em comum a todas elas: A PRÁTICA E A DINÂMICA PERICIAL que é inerente a esta área de atuação.

Diante deste novo cenário nacional, os profissionais Fisioterapeutas Peritos sentiram a necessidade de que fosse criado um órgão de representação político/científico/social próprio desta área de atuação. Assim, surgiu a ABRAPEFI, com intuito de fomentar ciência e reconhecimento político e social para o Fisioterapeuta Perito e para as Perícias Fisioterapêuticas.

 

Anúncios